Painel Treliçado Auto-Portante

O painel treliçado do tipo Auto-Portante, como o próprio nome diz, sempre é destinado à obras onde existe a necessidade de redução ou eliminação total de escoramento. Desta forma, sua rigidez é bem superior à encontrada em lajes comuns e tem-se que respeitar um limite máximo de vão para que não haja problemas na montagem ou concretagem. Para atingir este objetivo, aumenta-se a espessura na base de concreto e alterna-se o número de treliças (no máximo duas por placa, geralmente), suas alturas, além dos diâmetros dos fios de aço (banzos superior, inferiores e sinuzóide). A altura das treliças incorporadas variam, podendo ser TR 08, TR12, TR 16, TR 20, TR 25 e TR 30. O tamanho mínimo de 8 cm é necessário e, portanto, a menor espessura de um painel deste tipo é de 10cm. 

Por atender dimensionamentos bem específicos este produto geralmente é destinado à obras (residenciais,comerciais ou industriais) que exijam pontes, passarelas, cortinas de contenção ou que não possam receber escoramento. Podem ser pré-lajes nervuradas, no caso de utilização de material de enchimento inerte, ou maciças. Geralmente, a estrutura de apoio em que se utiliza tal produto é metálica. 

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" REF.: INFORMAÇÕES NOS ORÇAMENTOS

Visando a melhoria do mercado de lajes pré-fabricadas, SINAPROCIM/SINPROCIM/ABILAJE comunicam que estão seguidamente recebendo reclamações acerca do modo como são apresentados os orçamentos de lajes aos consumidores por algumas empresas.

Cumpre-nos informar que não é aceitável a omissão de informações que possam prejudicar a concorrência sadia entre empresas e lesar o consumidor que não detém o conhecimento técnico suficiente sobre o produto que está comprando. Um exemplo recorrente é não citar na proposta comercial, claramente, se o produto oferecido contém a totalidade da armadura positiva de tração englobada na base de concreto ou se uma parte desta ficará a cargo do contratante para ser colocada em obra.

Entendemos que, embora desejável, não é obrigatória a inclusão da armadura positiva de tração totalmente na vigota/pré-laje treliçadas pré-fabricadas, uma vez que a NBR14859/02, no parágrafo 3.1.1, permite a colocação de aço adicional por cima da base de concreto. Contudo, informar o contratante qual das alternativas está sendo oferecida não é opcional, conforme determina a legislação vigente, em especial as penalidades impostas pelo Código de Defesa do Consumidor relativas aos Artigos 12 e 31.

Gostaríamos de solicitar, caso alguma empresa ainda não adote este procedimento, passe a adotá-lo para que haja competição justa no mercado e o consumidor não se sinta prejudicado.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos através do telefone 0800-171112

Agradecemos a colaboração,

Eng. Juliana Ida Ferreira

Depto. Técnico

Av. Paulista, 1313 - 10º andar - cj. 1070 - CEP 01311923 - São Paulo - SP

Tel: (0xx11) 3289-4100 / Fax: (0xx11) 3287-1463

e-mail: sinaprocim@sinaprocim.org.br / Site: www.sinaprocim.org.br "


A Lajes Jundiaí informa que segue rigorosamente as orientações acima descritas. Qualquer problema ou dúvida que venha à ter com algum orçamento passado por nós, sinta-se à vontade para nos contatar no telefone (11) 4582-0011 ou pelo e-mail 





As principais características e vantagens deste produto são:

  • Pode se armado em uma (unidirecional) ou duas direções (bidirecional), apesar de geralmente seguirem a primeira opção.
  • Melhor distribuição das sobrecargas concentradas.
  • Elimina o uso de fôrmas de madeira, além de possibilitar total eliminação de escoramentos. Por isso reduz o tempo de execução da obra.
  • Simples estocagem, empilhando os painéis com sarrafo de madeira, além de facilidade no transporte.
  • Permite a continuação do trabalho na parte inferior ao produto já no dia posterior de sua colocação.
  • Oferece maior segurança na montagem e concretagem.
  • O revestimento inferior pode ser o próprio concreto aparente, eliminando a necessidade de usar chapisco ou reboco. 
  • Há também possibilidade de se fazer o acabamento inferior diretamente com gesso, massa corrida ou apenas pintura.

Por se tratar de um produto totalmente específico e com produção detalhada caso à caso, a Lajes Jundiaí recomenda fortemente a consulta ao nosso departamento técnico para que sejam fornecidos os cálculos exatos. Lembramos que estes valores podem variar em função das composições das cargas, da resistência do concreto (Fck), das condições de engastamento e da pré-laje ser ou não armada em duas direções. Geralmente recomendamos o uso deste produto em vãos de até 5m. 

Envie sua mensagem para nós que fazemos seu orçamento sem compromisso! 

Desenho Técnico Painel Treliçado Auto-Portante

Não, são produtos diferentes à medida que os painéis tem uma base de concreto bem mais larga que as vigotas das lajes. Se aproxima mais da laje maciça, porém sem a necessidade de se utilizar madeira. São um pouco mais caras que as lajes convencionais, porém vencem maiores vãos com maior facilidade.


Sim, os processos são bem parecidos, sendo que no caso do painel se economiza um pouco mais nos escoramentos em alguns casos. Além dele oferecer a possibilidade de poder ficar aparente no teto, após a montagem.


A Armação Treliçada é uma leve e resistente estrutura metálica, com qualidade garantida pela composição de fios de aço CA-60, que eletro soldados apresentam forma piramidal. É constituída por duas treliças planas, inclinadas e unidas pelo mesmo vértice superior, que promove perfeita aderência ao concreto.

Sua principal utilização é em estruturas de lajes, mas, também é usada em verga e contra verga; colunas de muros e pequenas residências; espaçadores para pisos de concreto e calçada armada.

Sua utilização em lajes supre várias deficiências da laje convencional (vigota em T). Trás maior custo-benefício, além de reforçar a estrutura geral da laje , impedindo sua quebra em transporte, além de combater o esforço de cisalhamento das peças.

O termo técnico oficialmente utilizado pela ABNT para a altura da treliça armada nas lajes é "TR". Então, em algumas tabelas pode-se ver, por exemplo, TR12, o que significa que a armação treliçada tem 12 centímetros de altura. A medida da treliça começa a partir da base de concreto da vigota. Portanto, parte destes centímetros estarão inseridos na base de concreto e não visível.

Sim, dependendo do tipo de painel. Há os painéis treliçados maciços, que não aceitam nenhum tipo de enchimento, e os chamados nervurados, que contém enchimento de isopor.

Segundo a ABNT, o termo PT-M significa "painel treliçado maciço" e PT-N "painel treliçado nervurado". Estes termos são utilizados em tabelas de cálculo de vãos máximos e também para se ter uma base sobre o consumo de concreto na obra.


O termo "PT-M", seguido de um número, representa a altura total do painel treliçado maciço, em centímetros, considerando sua base mais a capa de concreto que o cobre.

O termo "PT-N", seguido de um número, representa a altura total do painel treliçado nervurado, em centímetros, considerando sua base, mais o enchimento de isopor que o compõe e a capa de concreto que o cobre.

Ambos os tipos possuem sempre como base uma pré-laje de 3 cm. Portanto, a soma inicia com 3 nos dois tipos.

Assim como nas lajes, a palavra BETA pode aparecer para especificar ambos os tipos. Assim podemos exibir os exemplos:

  1. PT-M 08 >> temos os 3 cm de base, então sabemos que deve-se ter uma capa de concreto de 5 cm. (03+05). A altura da treliça será TR06. 

  2. PT-M 18 >> temos os 3 cm de base, então sabemos que deve-se ter uma capa de concreto de 15 cm. (03+15). A altura da treliça será TR16.

  1. PT-N 20 >> temos 3 cm de base e se 4 cm de capa, portanto sabemos que o enchimento de EPS terá 13 cm de altura. (03+13+04). 

  2. PT-N 30 >> temos 3 cm de base e se 5 cm de capa, portanto sabemos que o enchimento de EPS terá 22 cm de altura. (03+22+05)

    (significam a mesma coisa)

PT-M 08  --  BETA PT-M 08  -- h PT-M 08

PT-N 12  --  BETA PT-N 12  --  h PT-N 12

O painel treliçado maciço tem esta altura máxima pois acima desse valor deve-se usar materiais de enchimento em isopor para uma maior segurança estrutural da obra. Por isso não vemos painéis treliçados com enchimento com tamanhos menores que BETA 12. Há casos em que o BETA 12 pode ser com enchimento quando tem-se, 3 cm de base, EPS com 5 cm e capa com 4 cm. 

Além disso, o objetivo dos painéis treliçados com enchimento em isopor é ter um elemento que alivie o peso próprio do produto, além de reduzir consideravelmente o volume total de concreto necessário para o seu capeamento.